MOÇÃO

brasao sarilhos

A População de Sarilhos Grandes, reunida no dia 28 de Maio de 2017 em Tribuna Pública/Concentração, na Praça da Liberdade junto ao Coreto, conscientes da discriminação que tem sofrido esta Freguesia e os Sarilhenses ao longo de décadas, por parte da Câmara Municipal do Montijo e do poder Central, agravando as condições de vida dos Sarilhenses, decidem:

- Reiterar o seu apoio à sua Junta de Freguesia e ao seu Executivo para defenderem os interesses da população de Sarilhos Grandes junto de Câmara Municipal do Montijo.

- Exigir da Câmara Municipal a reposição dos meios humanos necessários para a prossecução das tarefas integradas no Acordo de Execução firmado entre a CMM e a JFSG, (+ 2 trabalhadores assistentes técnicos e 1 tratorista).

- Exigir da CMM os meios técnicos para a recolha do lixo grosso em condições de higiene e segurança e que rentabilize o trabalho, nomeadamente uma carrinha de 3500kg com báscula e equipada com grifo.

- Exigir da CMM a autorização para que as viaturas da Junta de Freguesia possam efectuar o despejo directo do lixo grosso na lixeira municipal.

- Exigir da CMM a requalificação do Jardim do Bairro Novo de acordo com a proposta entregue pela comissão de moradores.

- Exigir da CMM a reparação dos brinquedos e parques infantis existentes na Freguesia, para que a posterior manutenção fique na responsabilidade da Junta de Freguesia.

- Exigir da CMM a reparação devida do Mercado da Freguesia, para que a posterior manutenção fique na responsabilidade da Junta de Freguesia.

- Exigir da CMM a conclusão da reparação do Polidesportivo com a respectiva cobertura, que se encontrava em Orçamento camarário em 2016.

- Exigir da CMM o asfaltamento de ruas na Freguesia nomeadamente; rua da Democracia, Rua dos Caçadores, Rua do Pinheiro, entre outras.

- Exigir da CMM a construção de uma zona verde, com parque de merendas, com parque infantil e geriátrico, aproveitando os lavadouros como equipamento histórico e de apoio temático.

- Exigir da CMM a devolução do Rio e as suas margens aos Sarilhenses.

- Exigir da CMM a preservação do nosso património edificado e aquisição do moinho maré da Lançada para o património do Concelho e da Freguesia.

- Exigir da CMM respostas atempadas às solicitações da Junta de Freguesia.

Porque os Sarilhenses têm direitos.

Porque os Sarilhenses não podem ser os parentes pobres do Concelho.

Não à discriminação sistemática da Freguesia de Sarilhos Grandes.

Moção a ser entregue pela População de Sarilhos Grandes na Reunião de Câmara de dia 7/6/2017.