Comemorações do 167º Aniversário da Freguesia

brasao sarilhosCelebrou-se no passado dia 18 de Abril o 167º Aniversário da Freguesia de Sarilhos Grandes tendo as comemorações começado pelas 09:00h da manhã com a realização do 1º Dia Solidário pela Freguesia, no qual participaram cerca de 60 amigos de Sarilhos Grandes que executaram a pintura dos muros da Escola Básica n.º 1. A iniciativa foi um sucesso que terminou com o almoço gratuito para todos os participantes, o qual só foi possível graças à participação e esforço conjuntos da Junta de Freguesia e dos comerciantes e empresários locais que decidiram contribuir para a realização deste dia comemorativo:

Restaurante A Caravela

Loja do Bravo

Peixaria e Charcutaria JORMAR

Construções A. C. Almeida

Café do Vasco da Gama F. C.

Farmácia Martins Baltazar

Panificadora Alcaide

Restaurante A Tasca da Lota

As comemorações continuaram à noite, na Sessão Solene que se realizou no Salão Nobre da AMUT pelas 20:00h, numa noite preenchida por vários momentos culturais. A noite iniciou-se com a atuação do Grupo Harmonia da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio que marcaram a noite com música popular alentejana. Seguiram-se as atuações do Coro Infantil e da Escola de Música da AMUT com um Ensemble de metais, um Ensemble de clarinetes e a sua Orquestra que nos presenteou com uma surpresa, a atuação conjunta com um artista da nossa terra, o Sr.º Francisco José Candeias, conhecido por Zé Paulos.

Depois das intervenções do Sr.º Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e do Sr.º Presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Joaquim Batalha, o Executivo da Junta de Freguesia presenteou os seus trabalhadores com uma lembrança pelo trabalho realizado em prol da Freguesia.

Seguiram-se dois dos momentos mais aguardados da noite. Em primeiro lugar, a entrega dos prémios do 1º Concurso de Fotografia de Sarilhos Grandes, que incluiu a entrega de Diplomas de Participação a todos os participantes e os prémios de 1º, 2º e 3º lugar aos vencedores de cada uma das três categorias a concurso: os troféus e os prémios monetários destinados ao 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente. Em segundo lugar, a entrega dos prémios do 1º Concurso de Trabalhos Coletivos sobre a Páscoa 2015, tendo sido entregues Diplomas de Participação a cada uma das salas que concorreram e Diplomas de Vencedor, bem como o prémio monetário estabelecido, às salas vencedoras.

A noite terminou com uma sessão de Fados onde atuaram António Costa, vencedor do concurso de fados do Bar da AMUT, Deolinda Rocha, vocalista do Grupo Harmonia, e três novos promissores nomes do Fado: Susana Almeida, Marta de Sousa e Luís Caeiro que permitiu que estas comemorações terminassem da melhor forma, culminando numa maravilhosa atuação sua.